Posts Em Destaque

EXCELÊNCIA EM ORTOPEDIA

ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA


A Enfermagem Perioperatória é um termo que se utiliza para descrever os cuidados prestados ao paciente durante a experiência cirúrgica em algum momento de sua vida.

Temos as fases: Pré-operatória, Intra-operatória, Recuperação Anestésica e Pós-operatória.

Fase Pré-operatória: momento em que o médico e paciente têm a tomada de decisão para o procedimento cirúrgico até sua transferência para a sala de cirurgia.

Pré-operatório mediato: momento onde o paciente é submetido à exames para auxiliar na confirmação do diagnóstico para o planejamento cirúrgico, nesse momento o cirurgião faz uma avaliação do estado geral do paciente, podendo também ser realizado o tratamento clínico para diminuir os sintomas e as precauções necessárias para evitar as complicações pós-operatórias.

Pré-operatório imediato: corresponde às 24 horas anteriores ao procedimento cirúrgico, objetiva preparar o paciente para a cirurgia. Alguns cuidados como jejum, preparo da pele, esvaziamento vesical e intestinal, e uso de medicações pré-anestésicas devem ser tomados.

Fase Intra-operatória ou Transoperatória: é o momento em que o paciente é recebido na sala cirúrgica até ser admitido para a sala de recuperação pós-anestésica.

Fase de Recuperação Anestésica: Quando o paciente é admitido na sala de recuperação pós-anestésica até o paciente for para o quarto ou enfermaria.

Fase Pós-operatória: é o momento em que o paciente sai da sala cirúrgica ou seja é admitido na sala de recuperação anestésica até a alta hospitalar e acompanhamento no domicílio.


Referências:

Enfermagem Cirúrgica – Prática Avançada, 1ª edição; Kim Manley/Loretta Belmann.

Alexander Cuidados de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico, 13ª edição; Jane C. Rothrock.

POSTS

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square